quinta-feira, setembro 21, 2006

Dia Sem Carro - redescubra a sua cidade



A próxima sexta-feira (22 de setembro) é o Dia Mundial Sem Carro. A jornada internacional que acontece em mais de 1000 cidades ao redor do planeta pretende provocar uma reflexão sobre a presença tão determinante dos automóveis nas cidades. Poluição, acidentes, falta de convivência no espaço público, agressividade, estresse e desperdício de espaço urbano com ruas, avenidas e estacionamentos são algumas das conseqüências do uso excessivo do automóvel.

O Dia Sem Carro é uma oportunidade para que os cidadãos experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Deixar o carro em casa e optar pelo transporte público ou por bicicletas é uma alternativa saudável e cidadã, que contribui inclusive para a locomoção daqueles que realmente necessitam utilizar o carro.

Bicicletada
A Bicicletada é uma celebração mensal do transporte não-motorizado e da convivência humana nas cidades. É gratuita e aberta a todos os cidadãos. O movimento existe em São Paulo desde julho de 2002, inspirado pela Massa Crítica originada em São Francisco na década de 90.

Além da concentração lúdico-educativa, momento de troca de informações e experiências entre os participantes, a Bicicletada promove mensalmente uma pedalada pelo direito de circulação segura para todas as pessoas (pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas, cadeirantes, carroceiros, patinadores...). Durante o percurso, há distribuição de panfletos informativos e conversa com motoristas e pedestres. Veja relatos, fotos e vídeos da bicicletada aqui.

Desde fevereiro de 2006, o ponto de encontro da Bicicletada (o canteiro central no final da avenida Paulista) foi batizado de Praça do Ciclista.

O Dia Sem Carro terá duas Bicicletadas: a primeira sairá da Praça do Ciclista e seguirá pelas ruas da capital para inaugurar a Vaga Viva. A segunda, à noite, encerrará as atividades do Dia Sem Carro, com saída da Vaga Viva.

Concentração: manhã - 7h30 / noite - 19h
Saída: manhã - 8h30 / noite - 20h
Local: manhã - Praça do Ciclista (alt. do número 2500 da av. Paulista, quase na Consolação) / noite - Vaga Viva (av. Ipiranga, em frente ao Copan)


Vaga Viva
A Vaga Viva é uma atividade de reocupação humana do espaço público utilizado para o estacionamento de veículos particulares. Vagas de automóveis serão substituídas por uma pequena praça, proporcionando a convivência entre as pessoas.

Haverá distribuição de panfletos, música, exibição de vídeos e convivência entre os cidadãos. Traga seu violão ou venha jogar uma partida de xadrez; recite sua poesia, leia um livro ou simplesmente veja o tempo passar...

Horário: das 10h às 20h
Local: Av. Ipiranga, alt do número 210 (em frente ao edifício Copan)


* As atividades do Dia Sem Carro em São Paulo estão sendo organizadas pela sociedade civil, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que está interessada em saber como foi o seu dia sem carro. Escreva o seu relato aqui.

voltar ao topo

Comments:
Boa sorte Moçada, tomara que o evento de vocês seja um sucesso.

A vaga verde é um sarro, a cara que o povo faz quando ve a moçada sentada na rua é uma piada!!!

;-)
 
Postar um comentário

<< Home