terça-feira, janeiro 31, 2006

Rodízio: o paliativo que virou política

O rodízio municipal está de volta à São Paulo depois de 35 dias de "férias". Criada em 1997, a restrição à circulação de veículos em boa parte da cidade perde eficiência a cada ano que passa.

Segundo a CET, a média de congestionamentos de janeiro aumentou 12% em relação ao mesmo mês de 2005. No ano passado, no período da manhã, a média era de 84km de congestionamento. Neste ano subiu para 100km.

Será que ninguém enxerga o óbvio? O rodízio é uma medida paliativa, extrema, que acabou virando política pública em São Paulo. Todo paliativo usado sozinho e em excesso causa dependência e agrava o quadro do "doente": hoje a cidade não vive sem o rodízio, mas seus habitantes agonizam no trânsito que é muito pior do que em 1997.

O engraçado é ver engenheiros da CET e jornalistas buscando razões para explicar o que é óbvio. Justifica-se o trânsito com chuva, acidentes de carretas na marginal, feriados que levam multidões para as estradas ou às compras...

A causa do trânsito que paralisa a cidade e destrói a qualidade de vida é o excesso de veículos combinado com políticas públicas voltadas exclusivamente para o transporte individual motorizado. O resto é procurar pêlo em ovo.

voltar ao topo

Comments:
A programação da Eldorado AM é o exemplo perfeito do que vc escreveu. Toda a estrutura de reportagem e toda a propaganda direcionada ao ouvinte motorizado. Mas nada questionando a essência do problema. A quem eles pensam que enganam?
 
Devem enganar as mães deles!!!Meu caro Sérgio.
Eu escuto a Kiss fm que transmite ridiculos boletins do trânsito aleatóriamente durante a programação, que são de encher as paciências, mas o pior mesmo é o programa que subistitui a Voz do Brasil, A alternativa.
Eles dizem ser de utilidade pública né??
para que possam continuar transmitindo sua programação "normal" mas como todos ouvem e sabem a utilidade não é bem pública é mais de utilidade "automobilística", concordo que eles não falem só de transito, tem dicas de cultura e tudo mais, o triste é saber que não é só a Kiss fm que faz isso, todas as outras também ficam dando dicas de trânsito, rotas e tudo mais
 
Já nao estou mais em sampa sofrendo com o desrespeito dos motoristas com os ciclistas(ufa), mas sempre que ouvia a esses programas de transito, principalmente a Kiss, tinha vontade de mandar uma dica de transito: largue seu carro e vá de bicicleta. Seria uma boa campanha?
 
Luddista,

Pena que você não está mais na cidade Maravilhosa. Agora são as chuvas nosso martírio e a abordagem da mídia é a mesma mediocridade do trânsito.

Ninguém se dispõe a dizer que a culpa está nos cursos d'água desviados, no excesso de impermebilização do solo (a dupla cimento e asfalto), ambos culpa de nossos antepassados, e a galera colabora mais para o caos construindo em barrancos e jogando lixo nas ruas.

Nesse momento chove de novo. Vamos ver se vai ser a quarta chuva em cinco dias a matar de "causar transtorno no trânsito"...
 
Postar um comentário

<< Home