quarta-feira, junho 15, 2005

Paraciclos em São Paulo - agora é lei. Já o ônibus...


Na última sexta-feira (10.jun), O prefeito José Serra promulgou a lei 13.995, que "dispõe sobre a criação de estacionamento de bicicletas" na cidade.

A lei obriga a criação de estacionamentos ou paraciclos em "locais de grande afluxo de público", como órgãos públicos, parques, shoppings, supermercados, instituições de ensino, igrejas, hospitais, bancos, museus, cinemas, teatros e indústrias, entre outros.

Segundo o artigo 5, o Executivo tem 60 dias para regulamentar a lei (estabelecer punições e prazos para a implementação). Resta torcer para que esta não seja mais uma lei que não é cumprida, seja por falta de regulamentação adequada, seja por falta de fiscalização.

[íntegra da lei no disco virtual] ou no [Diário Oficial do Município], edição de 11.jun, na seção "decretos"

Por enquanto, você pode consultar e contribuir com a nossa seção Bem-vindo, ciclista, um guia de locais antenados com o meio de transporte do futuro.

Arrume um emprego para pagar o ônibus
Já o Diário Oficial desta quarta-feira traz a notícia de que Serra vetou um projeto que garantia gratuidade no transporte para quem está desempregado. Além de aprovado pela Câmara, o projeto fazia parte do acordo e da propaganda de apoio do candidato Paulinho (PDT) a Serra no segundo turno. (leia a reportagem da Folha de São Paulo)

voltar ao topo

Comments:
bacana, que sirva de exemplo para outras cidades!
 
Essa lei de passe livre pra desempregado é totalmente inviável, pelo que pude perceber seria um passe do ônibus gratuito e sem limites para aproximadamente 1.500.000 de pessoas.
Me fale de onde a prefeitura tiraria esse dinheiro?
Quando colocaram isso na propaganda política estava na cara que era jogada eleitoral. Tanto é que a lei foi proposta em 2001 e a Marta também não a aprovou.
 
Por essas e outras é que é bom não acreditar em propaganda nem levar a imprensa tão a sério.

Claro que é inviável financeiramente, principalmente por causa do número de desempregados, da secular falência do estado, do subdesenvolvimento, da corrupção e da simples adoção de um modelo urbano individualista e baseado na especulação.

O sistema de transporte público da maior cidade América do Sul ainda é vergonhoso. As máfias privadas e públicas sempre roubaram e continuam roubando muito. A corrupção aumenta qualquer preço e aí fica fácil dizer que é matematicamente impossível subsidiar o transporte.

Lembro dos tempos em que os ônibus traziam a frase "Transporte, um direito do cidadão, um dever do Estado". Ainda bem que eles apagaram, tava pegando mal.
 
Postar um comentário

<< Home